E com essa citação, brilhante do tucano Geraldo Alckmin [ ou aufiman, como diz minha tia ] começo meu post : '' A expressão imprensa livre deveria ser um pleonasmo. A imprensa só é se for livre ''
Eba, 90 de folha de São paulo, quase um século ! Foi comemorada com muita pompa e discursos de ''grandes '' [ por grandes entenda famosos ] políticos.
Entretando o Diretor de redação Otavio Frias Filho fez um discurso que realmente acho relevante postar. Ele disse :
[...]O jornalismo, tal como procuram praticá-lo, é um serviço de utilidade pública. Divulgar a verdade, estimular um exercício consciente da cidadania, iluminar o debate dos problemas coletivos- que outra atividade seria mais elogiável e necessária do que essa ?.
E no entanto, o jornalismo sempre fica aquém de sua ambiciosa missão. O julgamento humano é precário. A pressa, inerente à profissão, leva a conclusões precipitadas, relatos superficiais, omissões e erros.
A única resposta para esse dilema, expresso num recomeço diário que lembra o trabalho de Sísifo, é um autêntico desejo de melhorar. [...]
Também achei interessantes algumas partes do discurso da Presidente da República Dilma Roussef [ eita o povo brasileiro vai pena pra falar o nome dela, Lula da Silva é uma coisa.. agora Roussef.. auhuha].
[...]A multiplicidade de pontos de vista, a abordagem investigativa e sem preconceitos dos grandes temas de interesse nacional constituel requisitos indispensáveis para o pleno usufruto da democracia, mesmo quando são irritantes, mesmo quando nos afetam, mesmo quando nos atingem[...]Uma imprensa livre plural e investigativa, ela é imprescindível para a democracia num país como o nosso, que além de ser um país contingencial, é um país que congrega diferenças culturais apesar da nossa unidade.[...]
Ela também falou sobre uma Democracia viva.
Acho engraçado o Brasil falar sobre democracia, porque isso é concerteza um assunto do qual somos leigos. Os políticos , ao que parece, tem uma demofobia explícita , horror ao povo mesmo!
Nós não vivemos uma democracia, porque o poder não está na mão do povo, é uma oligarquia de pessoas mais intelectualizadas cujo objetivos sempre são pessoais que controla a massa imbecilizada, digo imbecilizada e não imbecil, pois todos temos capacidade para utilizar nossas faculdades, apesar de insistirmos em ser idiotas manipuláveis.
A nossa política sempre foi falha, primeiro o voto era manipulado, reservado a uma minoria coagida, depois o voto se torna universal, e começamos a enfatizar a IMPORTÂNCIA DO VOTO , mas influenciamos a população a não gostar de política
.Nos colocaram a impressão de que política é chata e não merece ser discutida, e estudada. Um exemplo disso é a frase corriqueira e IGNORANTE de que POLÍTICA, religião e futebol não se discute. ORA, ENTÃO DISCUTIREMOS O QUE ? A nova tendência da moda, a nova cor de esmalte, e preço do macarrão ?
Sinto as vezes que o povo gosta de ser burro,leigo, alienado !
Mas tenho no fundo a esperança de que, se a mídia algum dia começar a enfatizar a importância , não do voto em sí, mas do voto CONSCIENTE,[quando a pessoa conhece seu candidato, o partido, entende de política e sabe o que está fazendo] e explicar política de uma forma que a massa consiga entender, ai sim as coisas mudariam, e o povo teria voz.
Afinal, isso é pensar no povo, isso é comunicação eficiente, e um retorno bom, falar com o público alvo com uma linguagem que esse publico alvo entenda.
E a imprensa nisso tudo tem um papel crucial, de conscientização da população, O importante é evitar sempre que as pessoas se tornem reféns, sejam controladas pelo Estado, sejam tuteladas pelas religiões !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário