Eu estava aqui pensando em algo para escrever, e num site vi um video de uma criança que estava espremendo o furûnculo, o coitado estava morrendo de dor e fazia umas caretas engraçadas; logicamente o video se tornou um sucesso, fizeram montagens com a cara do menino, a maior zuação.
Depois me veio à mente o video de um menino que sem querer mata um passarinho e fica berrando dizendo que vai pro inferno porque matou o bichinho, chorando e sofrendo, uma judiação. Adivinha ? também é motivo de risadas pra todos que assistem.
Então me pergunto, o que diabos aconteceu com esse mundo ?
UM SADISMO GERAL EXACERBADO.
Hoje, comédia é isso. Pegue qualquer filme atual, americano, de comédia que as piadas giram sempre em torno do sofrimento de um determinado personagem, que só se mete em enrrascadas, situações extremamente constrangedoras que geralmente envolvem humilhação e até prejuizos físicos.
As coisas começaram a perder a graça, piadas inteligentes e críticas praticamente estão em fase de extinção, porque elas levam a massa a fazer algo que a oligarquia manipuladora não quer que as pessoas façam : Pensar !! Então, se inicia um processo de 'desumanização' ; pouco a pouco , se insere no nosso meio , através dessa mídia, uma velada e certeira ''politica do antes ele do que eu ''. É preferível rir do erro , do problema, da frustração e da vergonha alheia do que mostrar um pouco de compaixão.
Deixando de lado toda hiprocrisia, é claro que nossa ímpeto é de gargalhar quando vemos um amigo levando um tombo. Mas me pergunto, por ser automático quer dizer que é certo ? Temos muitos mecanismos de defesa, nosso cérebro funciona assim, porque obviamente se tivessemos que analisar cada detalhe, ângulo e circunstância de uma situação de perigo nosso cérebro pifaria. Todavia, estes mecanismos são responsáveis por muitos assassinatos culposos (meramente ilustrativo).
Se, por ventura, você fosse sequestrado por alguém cruel e sádico, que te machucasse e tentasse te matar , e num milagre conseguisse escapar, imagine que estaria atento e acuado numa sala escura, vê movimentos suspeitos, alguém aparece do nada vindo pra cima de você , seu ímpeto seria machucar essa pessoa ou se defender, seria um mecanismo de defesa... entretando poderia não ser seu sequestrador e você poderia machucar um inocente.
Tendo este argumento em vista, nem sempre nossas atitudes automáticas são justificáveis ou certas. Creio que , nós rimos da desgraça alheia, porque nós sempre procuramos nos vitimizar e desejar a vida do outro.
Sempre julgamos precocemente todos que estão ao nosso alcance, jogamos bombas de critica sem ao menos refletir sobre a situação ou o ângulo da pessoa que está sendo crucificada.Somos os primeiros a botar os pregos nas cruzes e jogar cordas nos pescoços dos outros.
Nós sentimos prazer em ver o sofrimento do outro, porque assim, de certa forma , compensamos nossas próprias frustrações.Aprendemos que o bom não é melhorar nossa vida, e sim piorar a vida do outro.Um valor errado e invertido, deveríamos nos ajudar mutuamente e não prejudica-nos mutuamente , é muito fácil levar 10 pra cova com você, dificíl é descer um palmo a mais pra subir o outro um palmo a cima.
Se continuarmos com esse comportamento e essa ideologia, no final, todos estaremos ferrados.. juntos. Todavia, se olhamos deste novo ângulo, e tentassemos ajudar e amar uns aos outros, estariamos todos juntos, sim, mas concerteza não estaríamos ferrados.
O que é mais importante, estar junto , ou estar bem ?????
bom mesmo é estar junto E bem.
Jesus disse pra vc:"Se compreendesses como EU te amo, não mendigaria qualquer amor!
Então, vamos tentar pensar antes de fazer, por mais automático que seja, nós temos agido sem refletir, nós recebemos a marmita fria e comemos fria... Vamos nos tornar menos ácriticos e perceber que até uma risada de um video aparentemente inocente pode levar a uma reflexão complexa sobre nossos valores e principalmente, nossas atitudes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário